O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se, esta sexta-feira, à província do Namibe, onde vai inaugurar o Parque Nacional do Iona, entre outras actividades.

Segundo o serviço de imprensa do Presidente da República, a inauguração do Parque Nacional do Iona acontece no sábado, 18 de Maio.
Antes de deixar o Namibe, no domingo, João Lourenço vai orientar uma reunião com o Governo provincial, para se inteirar da situação socioeconómica da região, no quadro do programa da sua Presidência aberta.
Situado no deserto do Namibe, no canto sudoeste de Angola, com uma costa acentuada de 160 km contígua ao Oceano Atlântico, Iona é uma das mais sublimes áreas selvagens, com férteis ecossistemas terrestres e marinhos.
Os seus areais centrais estão delimitados a leste por montanhas que atingem alturas de 2 000 metros e a oeste por dunas ao longo de toda a costa.
Alimentado por dois rios limítrofes, o Cunene e o Curoca, o parque contém bosques extensos e é habitado por chitas e leopardos, manadas de órix, gazelas e zebras de Hartmann, avestruzes, répteis endémicos e é o habitat principal das plantas mais antigas do mundo, Welwitschia mirabilis
O Parque Nacional de Iona é importante a nível da região, e faz parte de uma área de conservação transfronteiriça (TFCA) com o Parque Nacional da Costa dos Esqueletos, na Namíbia.
Historicamente, o parque era habitado por rinocerontes e elefantes, mas ambas espécies desapareceram por completo desta área e outros animais selvagens também foram dizimados.
As actividades humanas descontroladas das populações periféricas e do parque, incluindo a pastagem de gado, colocam ainda mais pressão nos seus ecossistemas.
Angop