Sexta-feira, 20 de Setembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

M23 acusado de assassinar 7 agricultores no leste da RDC

Sete pessoas morreram no Parque Virunga, onde tinham ido fazer carvão, no leste da República Democrática do Congo (RDC), numa área dominada pelos rebeldes M23, divulgaram esta sexta-feira fontes locais.

M23 acusado de assassinar 7 agricultores no leste da RDC

As vítimas, todos homens, provinham da aldeia de Karambi, no território de Rushuru, cerca de 30 quilómetros a norte de Goma, a capital provincial do Kivu do Norte.

Em declarações à agência de notícias France-Presse (AFP), um habitante local disse que as vítimas, com idades entre os 20 e os 30 anos, foram amarradas e mortas.

Os autores dos assassínios não foram formalmente identificados, mas os habitantes locais acusam o M23, um movimento rebelde que, apoiado por unidades do exército ruandês, se apoderou de vastas áreas da província nos últimos dois anos, nomeadamente no território de Rutshuru.

Os habitantes locais dizem que o M23 (Movimento 23 de Março) proíbe os habitantes das zonas que controla de se deslocarem ao parque, alegando que os milicianos, com quem podem ser confundidos, têm aí as suas bases de retaguarda.

Para ajudar no combate aos rebeldes, o exército da RDC recorreu a grupos armados conhecidos como “wazalendo” (“patriotas” em swahili).

O Parque Virunga, a reserva natural mais antiga de África, foi criado em 1925 e é conhecido pela sua vida selvagem, em particular os gorilas de montanha.

A região é também o centro dos conflitos que dilaceram a RDC desde há 30 anos.

Angop

×
×

Cart