Sábado, 2 de Agosto, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

PR manifesta sentimentos de pesar pelo naufrágio que vitimou 98 moçambicanos

O Presidente da República, João Lourenço, apresentou esta terça-feira, ao seu homólogo moçambicano, condolências pelo naufrágio que vitimou dezenas de cidadãos, na província de Nampula.

As autoridades moçambicanas atualizaram esta segunda-feira para 98 o número de vítimas mortais na sequência do naufrágio ocorrido no domingo na província de Nampula, norte de Moçambique.

“Neste momento temos um total de 98 óbitos, 13 sobreviventes e os restantes estão desaparecidos. Era uma embarcação com cerca de 130 pessoas”, disse à Lusa a porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Nampula, Rosa Chauque.

As vítimas morreram na sequência do naufrágio de uma embarcação sobrelotada que saiu do posto administrativo de Lunga com destino à Ilha de Moçambique, avançou a porta-voz da PRM no balanço feito à Lusa.

“Trata-se meramente de um barco de pescadores, uma embarcação que não tinha capacidade para o número de pessoas que levava. Continuam a decorrer as buscas”, acrescentou.

Relatos locais indicam que as vítimas, incluindo crianças e famílias completas, estão a ser enterradas de imediato, por falta de condições para a conservação dos corpos.

Na nota de condolências, João Lourenço manifesta o seu dever solidário de apresentar, em nome do Governo angolano, às famílias das vítimas, “as mais sentidas condolências pela trágica ocorrência”.

Na mensagem endereçada ao seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, o Chefe de Estado manifesta solidariedade “neste momento de profunda tristeza” que afecta o país irmão. 

×
×

Cart