O Executivo autorizou a introdução na tabela de subsídios o Prémio de Frequência para os agentes do sector da educação, correspondente a um adicional de 12,5 % do salário base com o retroactivo de um mês, informou nesta quarta-feira, em Luanda, a Ministra da Educação, Luísa Grilo.
A ministra falava à imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, que, esta quarta-feira (26), procedeu à alteração ao Estatuto Remuneratório da Carreira de Agentes de Educação.
A intenção visa a inclusão de uma remuneração adicional na tabela de subsídios a que os agentes do sector têm direito, denominada “Prémio de Frequência”.
Segundo Luísa Grilo, os professores vão contar com a inclusão dos 12, 5% com retroactivo referente ao mês de Março deste ano.
Com essa medida, segundo explicou a ministra, o Executivo angolano passará a desembolsar anualmente 49 mil milhões, 455 milhões, 16 mil 262 Kwanzas e oitenta e oito cêntimos.
Disse que o prémio visa valorizar o desempenho dos quadros do sector, a sua boa participação e os esforços que cada um faz para que as aulas sejam leccionadas da melhor forma possível.
O referido adicional, explicou a governante, é deduzido a partir do salário de base do trabalhador, o que significa que, em função do escalão de cada um, será definida a referida percentagem.
Angop