A ex-empresa de Isabel dos Santos, Efacec, em vias de reprivatização, recebeu quatro propostas melhoradas para aquisição de 71,73 das acções da empresa que pertenciam à empresária e filha do ex-presidente da República.

As propostas vinculativas melhoradas foram apresentadas pela Mutares, Oaktree, Oxy Capital e Agrupamento Visabeira-Sodecia, anunciou a Parpública empresa portuguesa de participações Públicas, citada pela Lusa.
A participação de Isabel dos Santos nesta empresa, de importância estratégica para Portugal, foi nacionalizada pelo governo português em julho de 2020. E surge devido ao impasse acionista causado pelo arresto dos bens de Isabel dos Santos decretado pela justiça portuguesa nos finais de 2019.
A Efacec é uma empresa que goza de grande reputação em Portugal.
A empresa concebeu e gere todo o sistema de gestão da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal, concebeu e montou o sistema de tração e comunicações do Metro do Porto, e tem um papel muito importante na mobilidade elétrica em Portugal.
É ainda considerada essencial no percurso de transição energética em Portugal e vital para reindustrialização daquele País.