Domingo, 26 de Maio, 2024

Grupo Parlamentar da UNITA inaugura sede em Luanda

Os deputados do Grupo Parlamentar da UNITA contam, desde hoje, com uma sede própria, inaugurada na zona da Ingombota, com o objectivo de redinamizar a sua função representativa, fiscalizadora e legislativa.

A cerimónia foi orientada pelo presidente do partido, Adalberto da Costa Júnior, segundo o qual a UNITA vai continuar a promover o espírito de proximidade, para melhor conhecer a realidade do povo e outros princípios positivos, enquanto alinhada na Frente Patriótica (FP).

De acordo com Adalberto da Costa Júnior, Angola é um país que tem de tudo para vencer, “mas seria bom que os parlamentares reforçassem a fiscalização da execução do Orçamento Geral do Estado (OGE), um documento que permite acompanhar a governação do Executivo do  país”.

A respeito, apelou aos deputados a lutarem para a revisão do regulamento da Assembleia Nacional (Parlamento), pois em seu entender, o actual diminui a capacidade de intervenção do mesmo, porque em  muitas das situações há a restrição das suas liberdades.

Para o presidente da UNITA, “as constituições (dos países) só são importantes quando servem o seu povo”, daí que com as condições de trabalho melhoradas espera mais dos seus deputados.

Já o coordenador do projecto político PRAJA-Angola, Abel Epalanga Chivukovuku, membro da FP, reiterou a necessidade de os associados reforçarem o seu trabalho de mobilização e intervenção junto das massas, prevendo melhores resultados nas eleições de 2027.

“O Grupo Parlamentar da UNITA tem que ter mais criatividade e energia, e trabalhar forte junto do povo, lá onde a população sofre, sendo um partido forte e coeso”, sublinhou o político.

Por sua vez, o deputado Nelson Pestana Bonavena reafirmou o compromisso do Grupo Parlamentar para com a democracia em Angola, tendo apelado para a responsabilidade na luta pela conquista das liberdades, evitando-se que os preceitos da ordem se sobreponham aos direitos fundamentais dos cidadãos.

“A liberdade é indiscutivelmente o nosso valor universal e todos os povos lutam por ela com muita coragem e determinação”, frisou o vice-presidente do Bloco Democrático (BD).

Participaram no acto, deputados da UNITA, com destaque para o presidente do Grupo Parlamentar, Liberty TchIaka, representantes da Assembleia Nacional, do Tribunal Supremo, conselheiros e membros  da sociedade civil.

O edifício, localizado no centro da cidade de Luanda, tem três pisos e possui escritórios para os deputados, tendo igualmente espaço de hospedagem, áreas administrativas e outras salas, que conferem maior privacidade a um grupo que sempre trabalhou na AN. 

×
×

Cart