O Presidente angolano, João Lourenço, chegou este domingo (15) a Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU) para participar na Semana da Sustentabilidade, um evento dedicado ao ambiente.

João Lourenço que chegou às primeiras horas da manhã de domingo a Abu Dhabi acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, manteve durante a tarde um encontro com o seu homólogo, o Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheik Mohammed bin Zayed Al Nahyan.
Os dois Chefes de Estado conversaram no Palácio Presidencial de Abu Dhabi, tendo como tema central o reforço da cooperação bilateral.
Hoje, o Presidente da República de Angola dará início à sua participação nos eventos ligados à Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, assistindo nomeadamente à cerimónia de abertura, ao lado de outros ilustres convidados chegados de diferentes lugares do planeta.
Na terça-feira, João Lourenço vai falar sobre a produção de energias limpas em África num painel em que estarão também os Presidentes da Zâmbia, Uganda, Tanzânia e Quénia.
É a segunda vez que o Presidente João Lourenço é convidado a manifestar, em Abu Dhabi, as suas ideias para um mundo mais sustentável, no âmbito da Semana da Sustentabilidade.
A primeira ocorreu em janeiro de 2019.
Sustentabilidade
Semana A Semana da Sustentabilidade decorre até ao dia 19 deste mês, sob o lema “Unidos na Ação Climática Rumo à COP28”.
Organizado pela Masdar, empresa dedicada às questões de Desenvolvimento Sustentável, o encontro contará com a presença de líderes mundiais ligados a políticas públicas e investidores, que vão discutir e buscar soluções para os desafios do setor de energia.
À margem do evento, está prevista a realização, pela primeira vez, de um Green Hydrogen Summit, com foco no processo de descarbonização das indústrias e do meio ambiente.
O fórum anual da plataforma Women in Sustainability, Environment and Renewable Energy em Masdar também está agendado, dando voz às mulheres no debate.
A organização espera receber cerca de 30 mil visitantes das áreas de energia e meio ambiente, que contará com cerca de 800 expositores de 40 países e 250 palestrantes.
Representação diplomática nos Emirados Árabes Unidos
Angola abriu uma representação diplomática nos Emirados Árabes Unidos (EAU) em 2004, através de um consulado geral, que, quatro anos depois, tornou-se uma embaixada.
Angola e os Emirados Árabes Unidos são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e assinaram dois acordos.
Os dois países cooperam, entre outros, nas áreas de petróleo, gás e agricultura.