A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, viaja este sábado (5) à cidade de Sharm-el-Sheik, República do Egipto, para, em representação do Chefe do Estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, participar na 27ª Sessão da Conferência das Partes da ONU (COP27), que se realiza de 06 a 09 de Novembro do corrente ano.
Segundo uma nota enviada à redacção do Jornal O Guardião, as autoridades angolanas dizem estar preocupadas com as alterações climáticas, devido ao que caracterizam como sendo “um dos maiores desafios que a Humanidade enfrenta pelo conjunto de efeitos que este fenómeno tem provocado.”
Angola que se irá fazer representar com uma comissão de alto nível liderada pela Vice-Presidente, “vai apresentar os projectos Carbono Azul, que está a ser gizado pela Associação Otchiva, com apoio da Sonangol e da Total, de Centrais Fotovoltaicas, as chamadas energias limpas, por parte dos Ministérios da Energia e Águas e dos Recursos Naturais, Petróleos e Gás, bem como o de Hidrogênio Verde”, avança a nota.
“Os referidos projectos serão apresentados no Stand da Bacia do Congo, que conta ainda com o Projecto Fundo Azul”.
“A sustentabilidade das áreas protegidas e o impacto dos resíduos sólidos sobre o ambiente são, entre outras, questões candentes a analisar durante a COP27”, avança a nota.
“Angola tem dados passos concretos para mitigar o efeito das alterações climáticas. Um destes passos foi a Construção do Canal do Cafu, projecto que visa levar água do Rio Cunene às populações daquela Província e da Província do Namibe, para mitigar os efeitos da seca nestas regiões”, realça ainda a nota.
Angola participa da cimeira climática das Nações Unidas com uma delegação liderada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, que integra, entre outras entidades, a Ministra do Ambiente, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, a Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça e o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola acreditado na República do Egipto, Nelson Cosme. Integram ainda a delegação angolana representantes da Casa Civil do Presidente da República, Assembleia Nacional, dos Ministérios dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Economia e Planeamento, Pescas e Recursos Marinhos, Agricultura e Florestas, Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, dos Conselhos de Administração da Sonangol e da Endiama, e membros da sociedade civil.
O Egipto assume a Presidência da Conferência das Partes (COP27), cuja realização marca o trigésimo aniversário da adopção da Convenção Quadro das Nações Unidas Sobre Alterações Climáticas.