A UNITA está em condições de assegurar o trabalho nas assembleias de voto, na capital do país, visto ter credenciado já 14 mil delegados de lista, considerou, esta terça-feira, em Luanda, o secretário provincial da UNITA, Nelito Ekuikui.
O político falava, em declarações à ANGOP, à margem de um encontro da direcção do seu partido, destinado à análise das actividades realizadas na primeira semana da campanha, iniciada a 24 de Julho último.
Explicou que o partido UNITA tivera recrutado 17 mil cidadãos, mas Luanda precisa somente de 14, ou seja, sete mil delegados efectivos e igual número de suplentes.
Para as eleições de 24 de Agosto próximo, o país tem 13 mil 238 assembleias de voto, 26 das quais no exterior.
Inicialmente previsto para o dia 30 de Julho (sábado último), o prazo de recepção da lista de credenciamento dos delegados dos partidos concorrentes às eleições de 24 de Agosto termina esta quarta-feira (03 de Agosto), após a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) tê-lo prorrogado.
A UNITA é um dos oito concorrentes às eleições deste ano e procura fazer melhor em relação ao pleito anterior, em 2017, em que obteve 51 deputados à Assembleia Nacional.
Estão registados no país 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 residem no estrangeiro e votarão pela primeira vez.
Participam os partidos MPLA, UNITA, FNLA, PRS, APN, P-NJANGO e PHA, e a coligação de partidos CASA-CE.
Angop