O MPLA prevê reduzir a taxa de desemprego, nos próximos cinco anos, na ordem dos 25 por cento, caso vença às eleições gerais.
De acordo com o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Pedro Felipe, que falava do Programa de Empregabilidade na Redução da Taxa de Desemprego no âmbito do PAPE, o desafio do Executivo é reverter a taxa percentual que se encontra acima dos 30 por cento.
Pedro Felipe afirmou que, dos mais de 12 milhões de cidadãos que se encontram empregados, 80 por cento se reflete nos mercados, agricultura e na caça.
Na sua óptica, a taxa de emprego formal deve ocupar 80 por cento daquilo que é a fasquia da empregabilidade a nível nacional.
Com vista a mudar o quadro, deu conta que 400 mil jovens poderão beneficiar de formação profissional, com cursos de qualidade para a rápida inserção no mercado de trabalho.
Considerou ainda ser necessário maior integração das políticas de emprego com vista a uma maior autossuficiência de emprego, conforme se fez com o Programa de Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e o Programa de Estágios Profissionais do Plano de Acção Para Promoção da Empregabilidade (PAPE).
Conforme Pedro Felipe, o PIIM e o PAPE reduziram a taxa de emprego no ramo da construção civil, assim como a distribuição de mais de 21 mil kits a nível nacional, permitindo com que vários jovens pudessem, a partir do auto-emprego, sair da condição de desemprego.
O palestrante apontou que uma das metas é o de criar mais de 130 mil empregos.
Por outro, lamentou o facto de que mais de cinco milhões de pessoas se encontram desempregadas no país, número que se agravou devido à pandemia da Covid-19.
Para Pedro Felipe, estes dados são preocupantes para uma população activa de mais de 16 milhões de habitantes.
A palestra se inseriu na 18ª edição do CANFEU.
O CANFEU é um espaço de unidade, reflexão, cidadania, diálogo juvenil, trabalho, recreação, desporto, cultura e de troca e partilha de experiências, que reúne jovens universitários de todo o país e os provenientes do exterior.
Angop