Quarta-feira, 6 de Agosto, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Adalberto diz que o sistema de saúde em Angola está doente e defende um serviço de proximidade

O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, disse que o sistema de saúde no país está doente e que a cura é não votar nos que estão no poder há mais de 47 anos.

“Em Angola, o sistema de Saúde está doente. A cura não é votar nos que estão no poder à mais de 47 anos. Merecemos saúde para TODOS!”, escreveu Adalberto Costa Júnior num poste que publicou na rede social Twitter.

Adalberto disse que “muitos dos hospitais que hoje são inaugurados não oferecem resposta para os desafios que as comunidades têm”.

“As comunidades precisam de ter serviços de proximidade”, defendeu.

O presidente da UNITA criticou também a falta de estradas asfaltadas nas periferias de Luanda que na sua visão dificultam a prestação de um serviço de proximidade às comunidades.

“Onde é que vive a maioria dos angolanos, vive nos bairros distantes da cidade, hoje interioridade não é 500 quilômetros apenas, interioridade são 6 quilômetros, 7 quilômetros em que as casas estão umas em cima das outras e que não há estradas asfaltadas, em que não há viaturas de proximidade, em que mesmo a polícia tem muitas vezes imensas dificuldades de chegar ao patrulhamento de proximidade porque não tem essas condições. Imaginemos então se há uma emergência médica (…) chegasse tarde aos hospitais”, disse.

Adalberto Costa Júnior criticou também a TPA (canal de Televisão Pública) por assaltar todos os dias os angolanos com propaganda institucional do MPLA (partido no poder).

“Nós hoje somos assaltados sobre o Telejornal que antes tinham 20 minutos, depois 30, depois 45, depois 1 hora, depois 1 hora e meia, depois 2 horas. De facto os telejornais hoje não têm limite de tempo e só falam duma coisa: propaganda institucional, propaganda não verdadeira”

×
×

Cart