Domingas Rodrigues é uma cidadã angolana, por sinal peixeira, que se tornou milionária através de um esquema fraudulento, tendo defraudado o Banco de Poupança e Crédito (BPC) em mais de 300 milhões de kwanzas, segundo uma reportagem da Televisão Pública de Angola (TPA).
De acordo com o SIC, os factos datam de 2014, quando a acusada em conluio com funcionárias do respectivo banco recrutava cidadãos, entre os quais os seus próprios funcionários, solicitando-os cópias de Bilhetes de Identidade com os quais criava empresas fictícias em nome destes. Com os comparsas da referida instituição bancária, procediam à abertura de contas, onde estes creditavam valores sem o conhecimento das vítimas.
Com esse esquema, Domingas Rodrigues conseguiu retirar do banco centenas de milhões de kwanzas e no processo fez muitas vítimas, como uma família que aparece na reportagem, marido, mulher e seis irmãos, que em conjunto têm uma dívida de 300 milhões de kwanzas junto ao BPC.
Com o dinheiro, Domingas Rodrigues comprou mais de 8 carros, construi vários empreendimentos e várias casas, incluindo uma vivenda luxuosa no Bairro Patriota.
Após ter estado foragida no Brasil por um período de 8 anos, Domingas Rodrigues regressou a Malanje, onde foi detida pelo SIC a 26 de abril do corrente ano.
Veja a parte 1 e 2 da reportagem sobre o esquema milionário montado por Domingas Rodrigues.