Segunda-feira, 23 de Dezembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Angola recupera 12 mil milhões de dólares em activos

Angola, por via do Serviço Nacional da Recuperação de Activos, recuperou, pelo menos, 12 mil milhões de dólares, em imóveis e dinheiro no país e no exterior, nos últimos quatro anos, no quadro do combate à corrupção e impunidade.

Esta informação foi prestada, esta terça-feira, pela directora nacional desse serviço afecto à Procuradoria Geral da República, Eduarda Rodrigues, em declarações à  imprensa à margem do “Workshop sobre recuperação de  activos” que reúne os procuradores gerais dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa ( CPLP).

De acordo com a procuradora-geral adjunta, esse montante ainda se encontra cativo em bancos no país e no exterior, estando os processos a decorrer em tribunais.

Questionada sobre os imóveis apreendidos, a magistrada explicou que alguns foram entregues a fiéis depositários, para gestão, enquanto os que se encontravam vazios estão a ser utilizados por várias instituições do Estado.

Eduarda Rodrigues anunciou a realização, este ano, de um leilão de alguns bens recuperados (imóveis e mais de 100 viaturas), sendo estes actos dirigidos a qualquer cidadão interessado.

No quadro Workshop, onde participam representantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Gróz, considerou benéfica à cooperação entre os países membros.

O Procurador-Geral da República adiantou que a cooperação existente tem facilitado a recuperação de bens públicos desviados ilicitamente.

Enalteceu, na ocasião, a criação, em Agosto do ano transacto, da Rede de Recuperação de Activos da CPLP, mecanismo coordenado por Angola, no quadro da presidência rotativa da organização.

O Workshop sobre recuperação de activos visa proporcionar a troca de experiências em matéria de legislação vigente nos países da comunidade.

Angop

×
×

Cart