Seis pescadores da República Democrática do Congo estão desaparecidos após um naufrágio, há quatro dias, nos mares do município do Soyo, província do Zaire, informou hoje o serviço de proteção civil e bombeiros local.

De acordo com o segundo-comandante municipal dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, Manuel Kassua, na embarcação, que naufragou devido a fortes calemas (ondas gigantes), viajavam 10 pescadores, quatro dos quais nadaram até à costa com a ajuda de bidões.
Manuel Kassua disse que os pescadores são residentes em Angola, estando neste momento as equipas de resgate a prosseguir com as buscas.
“O facto terá ocorrido por volta das 20:00 do dia 20 [quinta-feira], quando os mesmo se encontravam a mais de 30 milhas na cidade do Soyo no alto mar e depararam-se com fortes calemas, que sacudiram a embarcação de fabrico artesanal, que tinha a bordo dez cidadãos, com destino à atividade de pesca, sendo que dos dez quatro salvaram-se e seis continuam desaparecidos”, disse o responsável em declarações à Rádio Nacional de Angola.
Lusa