O mecanismo internacional de partilha de vacinas para a covid-19 COVAX atingiu os mil milhões de doses de vacinas distribuídas contra a covid-19, em 144 países, foi hoje anunciado.
A informação foi divulgada pelo presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), que colidera o mecanismo COVAX, José Manuel Durão Barroso, na rede social Twitter.
“Hoje a COVAX atingiu a bilionésima dose de vacina contra a covid-19, como parte da maior e mais complexa operação global de vacinação”, escreveu Durão Barroso.
O presidente da GAVI considera que se atingiu “um marco na equidade da vacinação, embora a sua evolução esteja agora ameaçada pela variante Ómicron e pelo ritmo dos programas de reforço de vacinação”.
O mecanismo internacional de acesso equitativo à vacina COVAX é coliderado pela GAVI, pela Organização Mundial da Saúde e pela Coligação para a Inovação na Preparação para Epidemias.
O sistema COVAX foi criado numa tentativa de impedir que os países ricos monopolizassem o acesso às vacinas, que ainda estão a ser produzidas em quantidades demasiado pequenas para satisfazer a procura global.
Durão Barroso lembrou hoje a desigualdade no ritmo de vacinação da população mundial, com países já a atribuírem a terceira dose de inoculação, enquanto em África menos de 10% da população tem a vacinação completa.
Lusa