As selecção angolana sénior feminina de andebol classificou-se na 25ª posição do mundial de Espanha, entre 32 participantes, após vencer, esta quarta-feira, a Eslováquia, por 23-21, no “cartaz” da fase de consolação, também denominada “President Cup”.
O conjunto nacional vencia ao intervalo por 11-9.
Albertina Cassoma e Isabel Guialo comandaram a equipa angolana com seis golos cada, num jogo equilibrado em que Angola, apesar de ter falhado muitas oportunidades, conservou a diferença de dois golos que alcançou na primeira parte.
O “sete” nacional demonstrou melhor atitude na etapa complementar, durante a qual o placar registou, a seu favor, a maior margem do desafio (20-15).
Vilma Nenganga (4 golos), Helena Paulo (3) e Natália Fonseca (2) contribuíram para que a equipa superasse a adversária e ficasse com o “simbólico” troféu que se atribui à selecção mais regular entre as oito últimas classificados.
Angola participou pela 16ª vez num mundial, tendo falhado o objectivo de classificar-se entre os 12 melhores e, consequentemente, superar o 15º lugar da edição anterior, alcançada em 2019, no Japão.
Em sete jogos ganhou quatro, perdeu dois e empatou um. Marcou 216 golos e sofreu 149.
Eis os oito últimos da classificação:
25º Angola
26º Eslováquia
27º Tunísia
28º Camarões
29º Paraguai
30º Uzbequistão
31º Irão
32º China.
Angop