O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apreendeu na quinta-feira, no distrito urbano do Sambizanga, em Luanda, mais de dez toneladas de produtos alimentares com data de validade vencida e os rótulos adulterados, prestes a serem comercializados.
Trata-se de yogurtes, fermento, refrigerantes, bolachas, sumos, leite em pó e pasteurizado, água mineral, de entre outros alimentos, avaliados em mais de cinco milhões de Kwanzas.
A apreensão foi feita no interior de uma residência vulgo ” casa de processo”, na rua da Pombinha, bairro da Lixeira, ex-mercado do Roque Santeiro, um procedimento da Direcção Central de Combate aos Crimes Económicos e Contra à Saúde Pública.
O porta-voz do SIC, superintendente de Investigação Criminal Manuel Halawia, disse hoje, sexta-feira, àANGOP que a acção foi resultado de um trabalho investigativo para a busca de informações atinentes à comercialização de produtos expirados.
Fez referência que os produtos são adquiridos junto das redes de supermercados na condição de promoção em função da aproximação da caducidade da data de validade.
“E tendo em conta o curto prazo de validade destes, são de forma manual alterados os rótulos de validade para uma data mais distante”, esclareceu.
Por este facto, salientou, foram notificadas sete cidadãs, vendedoras dos referidos produtos, que serão presentes ao Ministério Público para aplicação das medidas que se impõem.
O oficial alertou para facto de neste período da quadra festiva existirem a venda muitos produtos expirados e o SIC aconselha os consumidores a terem atenção quando adquirirem os produtos alimentares, sobretudo no mercado informal.
Angop