Uma rede de contrabando de combustíveis e sua adulteração, constituída por 10 elementos, foi desmantelada no passado fim-de-semana pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no município de Cacuaco, em Luanda.
Os supostos criminosos, com idades entre 22 e 58 anos, foram detidos no bairro da Paz, durante uma operação realizada pela Direcção Central de Combate aos Crimes Contra à Corrupção,
O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC, superintendente de investigação Criminal, Manuel Halawia, disse hoje, segunda-feira à ANGOP, que foram apreendidos no local cerca de 145 mil litros de combustíveis diversos.
Trata-se de 35 mil litros de gasolina, 70 mil de gasóleo, 40 mil de petróleo, bem como dois camiões cisternas carregados com mais de 200 bidões de 250 litros, geradores e selagens falsas para contentores.
O oficial explicou que o combustível em causa é adulterado, sendo uma mistura de gasolina, gasóleo e petróleo, fazendo passar como produtos autênticos.
Referiu que a mercadoria era transportada em bidões de 200 e 250 litros colocadas em contentores de 20 pés dissimulados com outros bens na tentativa de ludibriar as autoridades.
O município de Luvo, província do Zaire, entre outro, é o trajecto preferencial usado para atingir a República Democrático do Congo, onde os produtos são comercializados a preços mais aliciantes.
Os detidos serão brevemente presentes ao Ministério Público para responsabilização criminal, enquanto diligências prosseguem para determinar e deter outros envolvidos.
Angop