Sábado, 2 de Agosto, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Vídeo: SIC apresenta cinco dos sete meliantes que assaltaram carro-forte na via Expressa

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) fez na quarta-feira a reconstituição do ataque e roubo ao carro-forte, que causou dois mortos no dia nove de Agosto na Avenida Fidel Castro, município de Belas, em Luanda.

Na ocasião foi morto, premeditadamente, o motorista do carro-forte, e na troca de tiros foi alvejado um dos suspeitos e roubado mais de 58 milhões de kwanzas.

Oito indivíduos munidos com pistolas e metralhadoras do tipo Akm abordo de motorizadas atacaram o carro-forte no período da manhã, e houve troca de tiros, entre os seguranças e assaltantes, que durou cerca de cinco minutos.

A reconstituição que teve início às 9h30 terminou às 10h30 e contou com a presença dos membros da empresa de segurança de escolta e transporte de valores financeiros e cinco dos oito suspeitos, sendo um morto e dois foragidos.

O carro forte transportava o dinheiro para ser depositado numa agência bancaria, depois de ter levantado os 58 milhões de Kwanzas numa empresa de venda a grosso de bebidas.

Segundo o porta-voz do SIC, superintendente de investigação Manuel Halawia, os cinco suspeitos foram detidos nas províncias da Huila e Benguela, depois de repartirem o dinheiro.

O responsável explicou que quatro foram detidos no município do Cubal (Benguela) e um no Lubango (Huila).

Explicou que depois da distribuição do dinheiro os suspeitos compraram residências e outros bens, desfrutaram com o montante e apenas foram apreendidos um milhão de kwanzas, cartões multicaixa e seis telemóveis.

O SIC continua a trabalhar no sentido de localizar os outros dois integrantes do grupo.

Angop

×
×

Cart