Terça-feira, 5 de Agosto, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Moçambique e Angola compram armas sul-africanas

Moçambique recebeu da África do Sul dois veículos blindados de transporte de tropas e um “helicóptero de ataque”, indica um relatório entregue ao parlamento sul-africano que revela também a venda de armas não especificadas a Angola.

Marauder: carro blindando de fabrico sul-africano

O relatório entregue ao comité parlamentar de controlo de armas convencionais nacionais, não menciona que tipo de carros blindados foram entregues ao governo moçambicano.

A África do Sul fabrica diversos tipos de veículos blindados que são exportados através do mundo.

Segundo o relatório os veículos foram avaliados em sete milhões de rands, cerca de 475.000 dólares americanos.

No final do ano passado Moçambique adquiriu vários veículos blindados a uma companhia sul-africana.

Em Dezembro foi noticiado que Moçambique tinha adquirido cinco veículos Marauder fabricados pela companhia Paramount Group.

Já em Março deste ano tinha sido noticiado, por outro lado, que a mesma companhia tinha fornecido dois helicópteros Gazelle à força aérea moçambicana para o combate aos rebeldes islâmicos na província de Cabo Delgado.

Na altura a publicação DefenceWeb disse que os dois helicópteros eram parte de “um número maior” fornecido pela Paramount ao Governo moçambicano.

No que diz respeito a Angola o documento diz que foram fornecidas 224 “armas ligeiras” sul-africanas, mas não são dados pormenores sobre as mesmas.

As armas foram avaliadas no relatório em 3,6 milhões de rands, ou seja, pouco mais de 244 mil dólares.

VOA

×
×

Cart