Quarta-feira, 24 de Dezembro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Setenta famílias do Povoado transferidas para Aldeia Nova de Caxicane

Setecentas famílias do Sector do Povoado, distrito urbano da Samba, município de Luanda, que perderam suas casas em consequência de um incêndio começaram a ser realojadas no sábado, na aldeia Nova de Caxicane, município de Icolo e Bengo.

Parte das famílias foram colocadas, provisóriamente, nas Instalações onde futuramente devem funcionar os Serviços Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), o  Centro de Recreação Cultural e o Centro Profissional de Artes Ofícios, construidos há anos e que estiveram sempre inoperantes.

De acordo com a directora municipal da Família e Promoção da Mulher, Filomena Dalamana, em declarações hoje, Domingo, à Angop, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros instalaram também 35 tendas  para albergar parte das famílias vítimas do incêndio. 

A aldeia Nova de Caxicane, situada a mais de 142 quilómetros de distância da cidade de Luanda,  possui energia eléctrica, uma escola do ensino primário e Iº ciclo, um centro de saúde, mas necessita de água potável, mercado e lojas para aquisição de bens de primeira necessidade.

No dia 28 de Julho pelo menos mil e 500 pessoas do Sector de Povoado ficaram desalojadas depois da deflagração do incêndio de grandes proporções que devastou mais de 250 casebres.

O incêndio, segundo uma fonte, foi provocado por um morador embriagado, que deixou cair uma vela nos seus aposentos.

O incêndio que iniciou às 22h e 44 minutos foi extinto por volta das cinco horas da madrugada, tendo destruído os casebres construídos numa área de 300 metros de comprimento e 200 de largura.

 Os casebres foram construídos com madeira, ferro, papelão, plástico e cobertura de zinco, facto que facilitou a rápida propagação do incêndio.

Angop

×
×

Cart