O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Manuel Pereira da Silva, advertiu hoje, no Sumbe, província do Cuanza Sul, os comissários provinciais e municipais para que se abstenham das actividades partidárias.
“Vezes sem conta, alguns membros das Comissões provinciais e municipais ausentam-se para participar em actividades dos partidos políticos, colocando em causa o princípio da isenção e da independência”, disse ao conferir posse a sete novos membros da Comissão Provincial Eleitoral (CPE).
Manuel Pereira da Silva referiu que comportamentos do género violam o princípio da independência, isenção, imparcialidade e da transparência.
Por este motivo, advertiu que, “se estes princípios não forem observados estarão a incorrer, permanentemente, na violação da Lei e da Constituição e haverá a necessidade de se despoletar o mecanismo sancionatório”.
O fim de mandato e morte dos anteriores comissários ditaram entrada de sete novos na Comissão Provincial Eleitoral (CNE) do Cuanza Sul.
A Comissão Provincial Eleitoral do Cuanza Sul é dirigida por um presidente interino, José dos Santos, desde o ano transacto, devido a um pedido de suspensão temporária de mandato por Morais António.
A CPE é composta por 17 comissários.
Angop