Um estudante foi morto este sábado (24) por um polícia por não estar a usar máscara durante a gravação de um vídeo na capital da República Democrática do Congo (RDC), informou AFP.
“Nosso colega Honoré Shama, estudante da faculdade de Letras da Universidade de Kinshasa, estava a gravar um vídeo como parte de seus trabalhos práticos de comédia. Um polícia lhe pediu que usasse máscara durante a gravação”, disse à AFP Patient Odia, que presenciou os fatos.
“Apesar de suas explicações e depois de mostrar a máscara, o polícia ficou irritado porque esperava receber dinheiro, o acusou de resistir e disparou contra ele”, acrescentou Odia.
A rádio Top Congo, de grande audiência, coletou outros testemunhos, assim como vários veículos digitais.
O uso de máscaras é obrigatório na RDC e quem não a usa em locais públicos se expõe a pagar uma multa de 10.000 francos congoleses (5 dólares).
Desde o início da pandemia, a RDC acumula 47.800 casos de covid-19 e mais de mil mortos, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta. O país vive uma terceira onda da doença provocada pela variante Delta, considerada mais contagiosa.
A RDC suspendeu a vacinação contra a covid em 10 de julho porque seus estoques de vacinas da AstraZeneca superaram a data de vencimento.
AFP

