Sábado, 14 de Dezembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Desenvolvimento da Baía de Moçâmedes vai facilitar a cooperação transfronteiriça

A construção do Projecto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes, que arrancou terça-feira, vai propiciar o crescimento de outras províncias do sul do país e facilitar a cooperação com os estados da Comunidade de Países da África Austral (SADC).

O facto foi realçado pelo governador provincial do Namibe, Archer Mangueira, quando falava acto de colocação da primeira pedra para edificação do referido projecto, orientado pelo Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu.

Segundo o governador, depois de concluído, a localidade vai se tornar numa plataforma giratória de atendimento regional, decorrente do potenciamento do Caminho de Ferro de Moçâmedes, do Porto do Namibe, do Aeroporto e da rede rodoviária, na perspectiva de ligação da orla marítima ao interior sul do país e espaços transfronteiriços adjacentes.

“Todo este potencial remete-nos à perspectiva de elevar Moçâmedes ao estatuto de uma zona franca, criando factores especiais de atractividade de investimento privado, devidamente inserida na política nacional de desenvolvimento e na preocupação do Executivo de recuperar a economia afectada pela recessão”, disse o governante.

No seu entender, a escolha da cidade de Moçâmedes para estes projectos impõe-se naturalmente, pois situa-se numa região periférica que tem o terceiro porto mais importante de Angola em tonelagem movimentada e com condições de expansão que devem ser exploradas.

Nesta empreitada, sublinhou, o governo da província do Namibe propõe-se a prover  todos os instrumentos eficazes para promover e atrair os potenciais projectos que devem ser instalados na Zona Franca de Moçâmedes, articulando o seu trabalho com o planeamento e ordenamento do território.

O projecto contempla a reabilitação do Terminal Mineraleiro de Saco-Mar, há oito quilómetros a norte da cidade do Namibe, na zona norte da Baía de Moçâmedes, bem como a uma barreira de protecção da marítima, a norte  da foz do rio Bero.

Abrange igualmente a requalificação da Baía de Moçâmedes.

No lado oposto à Baía, será erguido o novo terminal de contentores do Porto do Namibe, uma infraestrutura, moderna e equipada com meios para melhorar a eficiência da operação portuária e aumentar a competitividade do empreendimento.

Angop

×
×

Cart