A selecção angolana sénior feminina de andebol recebeu esta sexta-feira, em Luanda, um prémio monetário de 54 milhões de Kwanzas, pela conquista do Campeonato Africano das Nações, realizado de 8 a 18 de Junho último, em Yaoundé, nos Camarões.
Entregue pela Sociedade Mineira de Catoca Lda, patrocinadora da equipa, o prémio surge em reconhecimento ao esforço abnegado da equipa e da federação angolana da modalidade (FAAND) na obtenção do 14º troféu continental, devendo ser repartido pelos 27 integrantes da delegação nacional ao evento, segundo o director-geral de Catoca, Benedito Manuel.
Coube ao ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, fazer a entrega do cheque simbólico, cujo dinheiro está já nas contas da federação.
Em breves declarações, o responsável da Sociedade Catoca reiterou o compromisso de continuar a apoiar a federação, augurando que a modalidade possa honrar o país por mais vezes em diversas competições.
Por sua vez, o presidente da federação de andebol, Amaral Júnior, apelou as demais instituições no sentido de ajudarem para a materialização de programas de incentivo a formação de atletas e treinadores, além de outras acções que, na sua opinião, resultarão em ganhos para o país.
Posição idêntica foi manifestada pela capitã da selecção, Isabel Guialo, que em declarações à Angop considerou ser o prémio um “grande estímulo para o grupo”.
Disse que a equipa se mostra cada vez mais unida e disponível para trabalhar, tendo em conta os próximos compromissos internacionais.
“Sentimo-nos mais incentivadas e permite estarmos engajadas nas tarefas desportivas em prol de uma boa representação do país”, referiu numa alusão a necessidade de preparar a participação da equipa nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), em Agosto, e Campeonato do Mundo, em Dezembro, na Espanha.
A selecção fora homenageada, quinta-feira, pela conquista do 14º troféu continental, pelo Presidente da República, João Lourenço, que manifestou todo o apoio necessário a federação.
Testemunhou a entrega do prémio, o secretário de Estado dos Desportos, Carlos Almeida.
Angop