Um padre da igreja ortodoxa grega foi detido hoje, em Atenas (Grécia), após atacar sete bispos com ácido, noticiou a BBC.
O sacerdote, de 36 anos, estava a ser ouvido na tarde desta quarta-feira numa audição disciplinar, que decorreu no mosteiro Petraki, em Atenas.
De acordo com a BBC, três bispos estão a ser tratados no hospital devido às queimaduras que sofreram, maioritariamente nas suas caras.
Por seu turno, o ministro da Saúde grego, Vassilis Kikilias, revelou que um deles vai ter de ser submetido a uma cirurgia plástica.
Um polícia que prestou assistência aos bispos também ficou ferido e foi transportado para o hospital, enquanto um segurança do mosteiro, que conseguiu deter o padre quando este tentava fugir do local, também sofreu queimaduras e foi hospitalizado.
A BBC revela que o suspeito do ataque é um padre que arriscava ser expulso da igreja após ter sido acusado de estar envolvido no tráfico de droga. A audição disciplinar tinha como propósito discutir essa expulsão.
Por sua vez, a presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, condenou o ataque. Já o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, lamentou o ataque durante uma conversa com o arcebispo de Atenas.

