Um Memorando de Entendimento para a viabilização de estudos e possível instalação/construção de um oleoduto (pipelines) entre a cidade portuária do Lobito (Angola) e Luzaka (Zâmbia) será assinado nesta semana, em Luanda, com a chegada do ministro da Energia da Zâmbia, Mathew Nkuwa, esta quinta-feira, na capital do país.
Conforme a agenda da visita do ministro zambiano, a que ANGOP teve acesso esta quarta-feira, há três anos que a Zâmbia mostra interesse em construir um oleoduto multi-produtos, a partir do Lobito (Benguela), para fornecer derivados de petróleo (gasóleo, gasolina e gás) neste país.
O respectivo Memorando para construção do oleoduto (tubulação fechada utilizada para transportar petróleo e seus derivados) será assinado pelo ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e o titular da pasta da Energia zambiana, Mathew Nkuwa.
Antes do acto de assinatura desse documento, o ministro zambiano vai constatar o Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD), que está em construção na província do Bengo, de acordo com agenda da visita.
A propósito desse assunto, recentemente, o embaixador da Zâmbia em Angola, Lawrence Chalungumana, foi recebido pelo ministro Diamantino Azevedo, com quem abordou questões de interesse comum entre os dois países.
Na ocasião, o diplomata afirmou que a construção do oleoduto será uma oportunidade de inserção de Angola no mercado regional, que vai gerar mais empregos e energia eléctrica.
Fonte: Angop