O secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, apelou quinta-feira, no Soyo, província do Zaire, a população a aderir a campanha de vacinação contra a Covid-19, que arranca nos próximos dias na circunscrição.
O responsável fez este apelo no acto de recepção do hospital de campanha de 40 camas doado pelo Governo dos Estados Unidos de América.
Leonardo Inocêncio informou que depois das províncias de Luanda, Cabinda, Benguela, Huambo e Huíla, o Zaire será uma das regiões do país a ser contemplada na próxima fase.
“Exorto a população a dirigir-se junto dos gabinetes provincial e municipal da saúde para o devido registo e cadastramento”, solicitou.
Para Leonardo Inocêncio, à população continuar a observar, de forma rigorosa, as medidas de biossegurança para se evitar a propagação e o surgimento de novos casos.
Agradeceu, na ocasião, o Governo norte-americano por ter doado o hospital de campanha do Soyo que, por sinal, é o quinto a ser inaugurado a nível do país, depois de Luanda, Cabinda, Dundo (Lunda norte) e Onjiva (Cunene).
O hospital de campanha do Soyo conta com 30 profissionais entre técnicos de diagnóstico, enfermeiros, médicos, entre outros especialistas formados recentemente em Luanda.
Anunciou que no próximo mês de Abril será inaugurado o hospital de campanha do Nzeto, que está a ser montado no bairro Kitana, periferia da vila.
A unidade sanitária do Nzeto terá áreas de pequenas cirurgias, atendimento de pacientes graves, críticos e cuidados intensivos, serviços de hemodiálises, entre outras valências.