O Secretário-geral da Unita, Álvaro Daniel, realçou esta terça-feira, em Luanda, as estratégias do seu partido no sentido de aprimorar os mecanismos de actuação, sobretudo em algumas praças eleitorais onde o resultado eleitoral de 2017 foi insastisfatório.
Por este facto, e no quadro de preparação das eleições gerais de 2022, Álvaro Daniel referiu que a formação trabalha para uma maior coesão e afinação das estrutura de base.
O político fez afirmação durante uma conferência de imprensa no âmbito da comemoração do 55º aniversário do maior partido da oposição, que decorre sob o lema “Unita 55 anos-firme na mobilização dos patriotas para a alternância do poder”.
Frisou que o partido tem estado já a operar mudanças orgânicas em algumas regiões, com o objectivo da renovação de mandatos dos secretários províncias, dinâmica esta que reflecte-se também ao nível dos municípios.
Por outro, ressaltou que a formação política defeniu, para o presente ano, a mobilização de todos os patriotas para uma ampla frente comum de luta para o alcance do poder.
“Vamos abraçar estas iniciativas para que, no próximo pleito, seja evitada a dispersão de votos na luta contra o adversário comum, que é o governo do MPLA”, enfatizou.
Na sua intervenção, defendu ainda a independência e transparência da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) para maior confiança da sociedade e dos partidos políticos.
A abertura das celebrações do 55º aniversário do partido teve lugar sábado (6) e o acto central vai decorrer a 13 deste na província do Uíge.
Dos sete milhões e 93 mil e dois eleitores que participaram no pleito eleitoral de 2017, a Unita obteve um milhão e 800 mil 860 votos, o que corresponde a 26,72 porcento e, com isso, obteve 51 dos 220 deputados eleitos.