Quinta-feira, 16 de Outubro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Angola mantém 4 equipas nas Afrotaças

Angola mantém-se entre os 12 países africanos com direito a quatro representantes, na próxima época, nas competições sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), segundo dados do órgão reitor da modalidade no continente.

Apesar da fraca campanha dos seus representantes nos últimos tempos, o país integra ainda o top-12 de países cujos campeonatos apuram dois representantes para a Liga dos Campeões e igual número para a Taça da Confederação, juntamente com Marrocos, Egipto, Tunísia, Argélia, África do Sul, RD Congo, Guiné Conacry, Zâmbia, Sudão, Nigéria e Tanzânia.

Esta época, por exemplo, o 1º de Agosto não conseguiu o apuramento à Liga dos Campeões, nem sequer o ingresso à Taça das Confederações, ao passo que o único embaixador na principal prova de equipas no continente, o Petro de Luanda, é o último entre os 16 participantes da fase de grupos, após a realização da primeira volta.

O representante angolano (integrante do grupo C) é o único sem pontuar, tendo averbado três derrotas, em igual número de jogos, consentiu cinco golos e não marcou nenhum, o que compromete o objectivo de passar à fase seguinte a que se propôs a direcção do clube.

Os petrolíferos perderam diante do Horoya da Guiné Conacry, por 0-2, Widad de Casablanca do Marrocos (0-1) e Kaizer Chiefs da África do Sul, por 0-2.

O quadro das 16 equipas da fase de grupos é comandado pelo Mamelodi Sundowns da África do Sul e Wydad Casablanca do Marrocos, que fizeram o pleno em três partidas.

Ambos têm nove pontos, com os sul-africanos (grupo B) a registarem nove golos marcados e dois sofridos e os marroquinos, integrante da série C, sete convertidos e nenhum consentido.

Segue-se o Esperance de Tunis da Tunísia na terceira posição, com sete pontos, resultantes de duas vitórias e um empate, seis tentos anotados e três sofridos.

Constam da classificação o Simba SC da Tanzânia (4º com 7 pontos), MC Alger da Argélia (5º com 5pts), AS Vita Club da RD Congo (6º com 4 pts), Al Ahly do Egipto (7º com 4 pts), Horoya SC da Guiné Conacry (8º com 4 pts), Kaizer Chiefs da África do Sul (9º com 4pts), TP Mazembe da RD Congo (10º com 2 pts) e  Al Hilal Omdurman do Sudão (11º com 2pts).

Integram ainda a lista o Zamalek do Egipto (12º 2pts), CR Belouizdad da Argélia (13º com 1pts), Teungueth do Senegal (14º com 1pt), Al Merrikh SC do Sudão (15º com 1pt).

A segunda volta da Liga africana inicia a 16 deste mês.

×
×

Cart