A selecção nacional sénior masculina de basquetebol perdeu hoje (sábado), diante do Quénia, por 74-73, na segunda e última janela do torneio qualificativo ao Afrobasket2021, que decorre em Yaoundé, Camarões.
Este desafio da segunda jormada foi decidido no último segundo, num lançamento de Taylor Ongwae em cima do apito final, garantindo a vitória dos quenianos por um ponto de diferença, depois de estarem a perder ao intervalo por 28-39.
O arremesso foi tão duvidoso que os árbitros foram obrigados a recorrer as imagens televisivas para se certificar de que o lançamento foi efectuado antes do término da partida.
Alexandre Jungo, com 19 pontos, foi o melhor cestinha da partida, seguido do queniano Taylor Ongwae, com 16.
Na primeira janela, a selecção angolana venceu o Quénia por 83-66.
Apesar da derrota, Angola, com oito pontos, ocupa o segundo lugar do grupo B (já qualificada), com menos dois pontos que o líder Senegal, à frente do Quénia e Moçambique, com sete e cinco pontos cada.
A selecção nacional encerra a presença na prova no domingo, quando defrontar o Senegal, às 20 horas, mas já sem hipóteses de discutir o primeiro lugar do grupo, ao passo que o Quénia defronta Moçambique.
O Afrobasket2021 vai decorrer de 25 de Agosto a 5 de Setembro em Kigali (Rwanda). Os três primeiros de cada grupo estão qualificados.
Resultados do grupo B
Angola X Quénia (74-73)
Moçambique X Senegal (43-84)
Classificação:
1º Senegal (10 pontos) qualificado
2º Angola (08) qualificado
3º Quénia (07) qualificado
4º Moçambique (05)