Banco Alimentar Mundial (BAM) vai disponibilizar 60 milhões de Dólares ao governo angolano para financiar o aumento da produção agrícola e a estabilidade alimentar no país.
A informação foi prestada à imprensa esta quinta-feira, em Luanda, pelo presidente do Banco Alimentar Mundial, Richard Cackey, no final da audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.
“O presidente angolano está a ser bem referenciado a nível do mundo”, admitiu Richard Cackey, que destacou o desenvolvimento registado por Angola nos últimos anos no domínio agro-industrial.
Richard Cackey manifestou a intenção de continuar a ajudar Angola no aumento da produção de alimentos e crescimento dos pequenos agricultores, por via de financiamentos.
Disse que os investimentos da instituição bancária em Angola poderão atingir, nos próximos anos, até 2 mil milhões de USD, nos domínios do aumento da produção de alimentos e apoio aos pequenos agricultores, para garantir a segurança alimentar ao país.
Audiência ao chefe da diplomacia do Rwanda
Ainda hoje, numa outra audiência, no Palácio Presidencial, o Presidente João Lourenço recebeu o ministro dos Negócios Estrangeiros do Rwanda, Vincent Biruta, com quem abordou questões de interesse bilateral.
Durante o encontro foi também passada em revista a actual situação política e de defesa e segurança na Região dos Grandes Lagos.
O Chefe de Estado angolano assume actualmente a presidência rotativa da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), organização de que os dois países são membros.
No quadro da cooperação bilateral, Angola e o Rwanda possuem, entre outros, Acordos no domínio da Aviação Civil e em matéria de Segurança e Ordem Pública.