Quarta-feira, 15 de Outubro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Pelo menos 15 cadáveres de migrantes recuperados ao largo da Tunísia

Pelo menos 15 cadáveres de migrantes foram recuperados hoje ao largo de Sfax, na costa leste da Tunísia, após o naufrágio da sua embarcação, indicaram fontes do Governo.

Khaled Hayouni, porta-voz do Ministério do Interior, disse que 15 corpos de migrantes foram recuperados “até ao momento” e que cinco pessoas foram socorridas.

Mohamed Zekri, porta-voz do Ministério da Defesa, por seu turno, indicou à agência France-Presse que foram retirados da água 20 corpos de migrantes da África subsaariana.

Cinco outros migrantes que estavam a bordo da mesma embarcação foram socorridos e a operação de resgate por parte da polícia marítima ainda decorre, adiantou Zekri.

Segundo Hayouni, a embarcação terá partido de Sidi Mansour, na região de Sfax, para alcançar a costa italiana.

Apesar da crise sanitária devido à pandemia do novo coronavírus, o movimento de migração clandestina a partir dos países do Magrebe, nomeadamente Tunísia e Líbia, para a Europa continua.

Em meados de dezembro, a marinha tunisina salvou 93 migrantes de diferentes nacionalidades africanas, incluído três tunisinos, ao largo de Sfax.

Entre o início do ano e meados de setembro, 8.581 pessoas foram intercetadas quando tentavam chegar à Europa por mar a partir das costas tunisinas, segundo estatísticas do Ministério do Interior. Daquele total, 2.104 eram estrangeiros.

×
×

Cart