Terça-feira, 18 de Março, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

CFM confirma chegada ao país 11 locomotivas de carga

As as últimas 11 locomotivas de transporte de carga múltipla adquiridas pelo governo, no âmbito da dinamização dos serviços ferroviários e destinadas ao Caminho-de-ferro de Moçâmedes (CFM), chegaram esta semana ao Porto do Namibe.

Esses meios importados dos Estados Unidos da América se juntam  a 27 que já estão no Lubango há mais de um ano, completando 38, de um total de 100 que o governo angolano comprou à General Electric para as três empresas ferroviárias públicas.

Conforme o director do gabinete de comunicação do CFM, Jacob Hipólito, as locomotivas de marca GE-C30ACi encontra-se ainda no Porto do Namibe, aguardado pelo desalfandegamento, cuja previsão para entrada na via está marcada para o mês de Dezembro.

Precisou que são meios que vão aumentar a capacidade da empresa no transporte de produção de minérios (granito, ferro) e dinamizar o corredor de Moçamedes no transporte e movimentação de grandes quantidade de mercadorias na região

De Moçâmedes a Menongue, num traçado de 746 quilómetros, o CFM tem sete frequências semanais, para além de operar no circuito suburbano do Lubango com viagens de uma em uma hora, transportando à volta de 300 mil passageiros/mês.

×
×

Cart