Sábado, 14 de Dezembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Ministra da Saúde avalia Hospital Municipal do Luau

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, avaliou, neste domingo, o impacto dos danos causados pela chuva da madrugada de sábado ao Hospital Municipal do Luau, província do Moxico.

O sinistro, que deixou a unidade hospitalar sem teto e  o ferimento de 13 pacientes, provocou ainda  dois óbitos, de crianças de 10 e 12 anos de idade, nos arredores da vila do Luau.

A destruição do hospital  obrigou a transferência dos doentes para duas escolas, onde foram criadas todas as condições necessárias, garantindo uma capacidade para internar 50 pacientes.

A chuva acompanhada com fortes ventos,  que durou aproximadamente meia hora, deixou ao relento duas mil e 560 famílias, em 20 bairros da periferia da sede municipal do Luau.

Provocou, igualmente, a destruição de mil e 208 residências de construção precária, 705 das quais ficaram  sem teto, 503 danificadas totalmente, incluindo cinco instituições públicas.

No final da jornada, Sílvia Lutucuta avançou que será produzido um relat’rio para ser enviado ao Presidente da República, a fim de se encontrar solução  para dar condições condignas aos pacientes.

Por seu turno, o governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, enalteceu a visita de constatação da ministra, por servir de consolo e esperança a população desolada.

Acompanhada do secretário de Estado de Saúde Pública, Franco Mufinda, a ministra  ofereceu camas hospitalares, medicamentos diversos, entre outros meios gastáveis ao Hospital municipal provisório do Luau.

×
×

Cart