O arcebispo de Saurimo, Lunda Sul, Dom José Imbamba, apelou hoje, domingo, aos angolanos a optarem pelo diálogo com vista a resolverem os pontos divergentes.
O prelado que prestava declarações à imprensa a propósito do actual cenário sociopolítico do pais, referiu que a falta de entendimento pode interromper o processo de desenvolvimento em curso.
A 24 de Outubro a Polícia Nacional frustrou, em Luanda, uma manifestação não autorizada por força das medidas restritivas de prevenção e combate à pandemia da covid-19.
Essa manifestação foi convocada por organizações da sociedade civil contra o alto custo e vida e exigir a realização de eleições autárquicas, a qual contou com o apoio da UNITA, segunda força política no país.
Dom José Imbamba defende que os angolanos, sobretudo os partidos políticos, devem procurar dialogar mais e encontrar consensos na busca de soluções para a resolução dos problemas colectivos de Angola.
“Devemos amadurecer o diálogo de concertação, de auscultação e de busca comum de caminhos salutares para que verdadeiramente os factores de desenvolvimento não venham de fora para dentro mas sim ao contrário”, ressaltou.
Para o bispo Católico, os angolanos devem viver unidos na diversidade, aceitando a crítica, para a construção de um verdadeiro Estado Democrático e de Direito.
“É preciso não criarmos fricções que nos levem a nos olhar com preconceito, temos que valorizar tudo aquilo que vai incentivar o desenvolvimento socioeconómico do país”, realçou.