A zona fronteiriça de Santa Clara, município de Namacunde, província do Cunene, está privada desde a tarde de quinta-feira de energia eléctrica, devido à queda de cinco postes da linha de média tensão, provocada por fortes ventos que ocorreram na região.
Como consequência, duas mil e 500 famílias em Santa Clara estão privadas do consumo de energia de energia eléctrica.
Trata-se dos postes da linha de 30 kilovolts, que transporta a energia eléctrica da subestação eléctrica da cidade de Ondjiva para a povoação de Santa Clara e a comuna sede de Namacunde, num percurso de 45 quilómetros.
Em função do acontecimento, o vice-governador dos serviços Técnicos e Infra-estruturas no Cunene, Édio Gentil José, foi constatar a situação no terreno e disse que o governo está a trabalhar com o Ministério de Energia e Água e para que as equipas de montagem cheguem ainda hoje à província para a reposição da linha de transporte de energia.
Cunene conta com uma linha de transporte de 132 kilovolts até a Central Térmica de Ondjiva, que recebe actualmente 8,5 megawatts de energia eléctrica a partir da subestação de Onuno, localizada na vizinha República da Namíbia, no quadro de um acordo assinado entre os dois países em 1999.
