O futebolista angolano Nelson da Luz, oficializado sexta-feira como reforço do Vitória de Guimarães, acusou positivo no teste à covid-19 quando chegou a Portugal, informou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol.
O Vitória Sport Clube comunicou que o jogador, oriundo do 1.º de Agosto, testou positivo a SARS-CoV-2 (novo coronavírus) nos exames efectuados à chegada a Portugal, não obstante os resultados negativos que antecederam e permitiram a sua viagem.
Em nota divulgada segunda-feira no seu sítio oficial na internet, a equipa de Guimarâes recorda ser o teste condição essencial para a integração no plantel”, razão pela qual o extremo, de 22 anos de idade, mesmo assintomático, “não chegou a integrar os trabalhos”.
Na sequência do teste positivo, o Vitória de Guimarães cumpriu os “procedimentos protocolares”, que passam pela “notificação das autoridades sanitárias”, pelo “isolamento do jogador” e “dos funcionários com quem manteve contacto.
A estreia da equipa está agendada para sexta-feira, com a recepção ao Belenenses SAD, onde evoluiu o médio ofensivo Manuel Cafumana “Show”, outro jogador nacional que esta época foi emprestado ao Boavista.
No entanto, o também angolano Zito Luvumbo, contratado pelo Cagliari de Itália, encontra-se igualmente em período de testes e caso se mantenha negativo até sexta-feira assinará o contrato definitivo com a colectividade da primeira divisão italiana.
O atacante, de 18 anos de idade, também é proveniente do 1.º de Agosto.
O quadro epidemiológico de Angola regista 3.439 casos confirmados de covid-19, com 136 óbitos, 1.324 pacientes recuperados e 1.979 internados.
No mundo, os casos confirmados de coronavírus ultrapassaram 3 milhões nesta segunda-feira, e só os Estados Unidos se aproximaram de 1 milhão de casos, de acordo com uma contagem da Reuters.