O Hospital de Campanha da Lunda Norte, com 200 camas, foi, nesta sexta-feira, inaugurado pelo ministro de Estado e Chefe da Casa da Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião.
O hospital conta com 27 naves preparadas para receber e tratar pacientes com patologias leves, assintomáticos e graves (cuidados intensivos).
Dispõe ainda de áreas para logística, laboratório e Raio X, balneários, sala dos médicos e para a administração da unidade.
Das 200 salas de internamento, totalmente apetrechadas, 20, com igual número de ventiladores, estão reservadas para pacientes em estado grave e/ou crítico.
Na mesma estão instalados dois geradores de 330 kva cada para servirem de fontes alternativas de fornecimento de energia eléctrica.
Três médicos (dois especialistas em cuidados intensivos e um em medicina geral) vão assegurar a assistência médica aos pacientes, sobretudo em estado grave, apoiados por outros técnicos (enfermeiros, técnicos de diagnostico, entre outros).
Angola soma 2.415 casos confirmados de Covid-19, com 105 óbitos, 975 pacientes recuperados e 1.335 activos.
Entre os doentes activos, cinco estão em estado crítico com ventilação mecânica invasiva, 17 graves, 32 moderados, 45 leves e 1.250 assintomáticos.