Sábado, 27 de Julho, 2024

Lucala produz mais de três milhões de mudas de café

Três milhões e duzentas mil mudas de café arábica foram produzidas de Janeiro a presente data, no quadro do projecto de uma empresa privada sedeada no município do Lucala, província do Cuanza Norte, visando apoiar a actividade dos cafeicultores e fomento da produção do bago vermelho na região.

Em declarações hoje à imprensa, o responsável da empresa, João Carlos disse que o projecto desenvolvido na vila do município do Lucala conta com mais de três milhões de mudas de café produzidas, das quais 300 mil já comercializadas a três empresas produtoras de café.

Segundo o responsável, o projecto desenvolvido com base em técnicas modernas de reprodução de plantas,  gerou 80 empregos directos, sobretudo para jovens residentes na municipalidade.

Por seu turno, o responsável do Instituto Nacional do Café (INCA) no Cuanza Norte, Costa Neto anunciou a previsão de colheita de mil e 800 toneladas de café mabuba durante a campanha agrícola em curso, mais 100 em relação à colheita anterior.

Costa Neto apontou a regularidade das chuvas que se abateram sobre a província no decurso da presente época agrícola, como factor influenciador do aumento dos níveis de produção, que contou com o engajamento de 700 produtores.

Referiu que o sector controla actualmente, mil e 500 cafeicultores em toda província, dos quais 700 em plena actividade produtiva.

×
×

Cart