As autoridades sanitárias na Lunda Norte aguardam pelos reagentes para colocar em funcionamento os dois aparelhos genexpert de testagem de amostra contra à covid-19.
Segundo o director do Gabinete Provincial da Saúde na Lunda Norte, Gimi Nhunga, os reagentes podem chegar a partir da próxima semana, para começarem a testar cidadãos em quarentena institucional e domiciliar.
Os aparelhos estão instalados nos hospitais dos municípios de Chitato, para atender a região norte, e do Cuango, para a zona sul da província.
Sem avançar números, disse que foram formados técnicos para o manuseio dos aparelhos que também servem para testar a tuberculose.
Informou, por outro lado, a chegada, na próxima semana, dos resultados dos testes das 43 amostras recolhidas aos cidadãos provenientes da África do Sul, Brasil, Portugal, Ucrânia, Namíbia e República Democrática do Congo.
Relativamente aos 12 médicos cubados, informou que cada um dos nove municípios receberá um médico a partir de sexta-feira, 15, enquanto no Chitato ficarão três, por ser a sede capital da província e com maior número de habitantes.
Na Lunda Norte, 30 cidadãos cumprem a quarentena obrigatória, sendo 14 institucional e 16 domiciliar.