Quinta-feira, 19 de Setembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

TS rejeita recurso do despacho de pronúncia do processo que envolve Kopelipa

O Tribunal Supremo (TS) rejeitou o recurso do despacho de pronúncia relativo ao processo de instrução contraditória do processo-crime que envolve o antigo director do Gabinete de Reconstrução Nacional (GNR), Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, acusado pelo Ministério Público de seis crimes.

Ao fazer o ponto de situação à imprensa, esta quarta-feira, em Luanda, o porta-voz do Tribunal Supremo, Leandro Lopes, referiu que o despacho de pronúncia saiu no dia 20 de Dezembro transacto e as partes foram notificadas a 15 de Janeiro último, tendo a defesa recorrido.

De acordo com o porta-voz, o recurso foi negado, na semana passada, pelo que se aguarda pelo anúncio da data do início do julgamento.

Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, igualmente antigo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, é acusado de crimes de peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, tráfico de influências, associação criminosa e abuso de poder, no processo registado sob o número 004/23, em que é participante o Ministério Público.

No mesmo processo são também arguidos Fernando Gomes dos Santos, acusado dos crimes de burla por defraudação, falsificação de documentos, tráfico de influências, associação criminosa e branqueamento de capitais, bem como as empresas Plasmart Internacional Limited e Utter Right Internacional Limited, acusadas de burla por defraudação, falsificação de documentos, tráfico de influências e branqueamento de capitais.

Angop

×
×

Cart