Domingo, 22 de Fevereiro, 2026

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Moxico desativa 15 mil pensionistas ilegais

Quinze mil pensionistas foram desativados, na província do Moxico, no quadro do processo de cadastramento realizado pelo Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, soube, esta quinta-feira, a ANGOP.

Moxico desativa 15 mil pensionistas ilegais

A informação é do director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Alberto Keshipoco, quando falava por ocasião da celebração do Dia dos Mártires da repressão colonial, que se assinala hoje, 4 de Janeiro.

Conforme o responsável, o processo de cadastramento permitiu apurar nove mil pensionistas com requisitos exigidos, dos 24 mil que beneficiavam das pensões de antigos combatentes.

“Uns tinham menor idade, enquanto outros não possuíam processos”, denunciou.

Nesta cerimónia, fez-se a entrega simbólica de cartões de antigos combatentes, com vista ao benefício de assistências sociais, como o acesso aos transportes públicos, saúde e outros serviços.

Na ocasião, o vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas, Wilson Augusto, disse que a celebração do 4 de Janeiro visa expressar a solidariedade e o reconhecimento aos familiares e sobreviventes do massacre da baixa de Cassanje, “ que ainda sofrem as consequências dessa tragédia.

Reafirmou o trabalho do Governo para a melhoria das condições de vida dos antigos combatentes, com a inserção em actividades produtivas, com impacto na agricultura familiar.

A revolta dos camponeses da região da Baixa de Kassanje contra o regime colonial português, a 4 de Janeiro de 1961, na antiga companhia luso-belga da Cotonang, em Malanje, assim como o início da luta armada, a 4 de Fevereiro do mesmo ano, impulsionaram a conquista da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

Angop

Mais Lidos
  • No results available
×
×

Cart