Pelo menos 1.170 delegados, de mais de 80 países e parlamentos, estão já inscritos para participar na 147.ª Assembleia Geral da União Inter-Parlamentar (UIP), que decorre, em Luanda, entre 23 e 27 deste mês, foi hoje anunciado.
A informação foi transmitida hoje pela deputada angolana Idalina Valente, porta-voz do evento, durante uma conferência de imprensa, dando conta que o encontro deve juntar na capital angolana 1.400 delegados de 87 países e 82 parlamentos.
Segundo a responsável, o evento, que vai decorrer sob o lema “Ação Parlamentar para a Paz, Justiça e Instituições Fortes”, deve servir como plataforma para a partilha de boas práticas sobre a paz entre deputados, organizações parceiras internacionais e especialistas.
Idalina Valente realçou que a assembleia-geral da UIP deverá também abordar ações para reforçar a confiança entre as pessoas e as estruturas de governação, com vista a tornar as instituições públicas mais eficazes, responsáveis e representativas para parlamentos capazes de enfrentarem as múltiplas crises geopolíticas.
Os parlamentos membros da UIP vão igualmente eleger, neste encontro, o 31.º presidente do órgão, em substituição do português Duarte Pacheco, sendo que quatro candidatas de parlamentos africanos, nomeadamente, do Senegal, Malaui, Esuatíni e Somália, concorrem ao cargo.
Várias reuniões conexas, sobre temas ligados à boa governação, paz e segurança internacional, direitos humanos, ciência, tecnologia e ambiente integram ainda a agenda deste encontro.
A porta-voz do evento disse, ainda, acreditar que UIP dará um passo para a adesão das Bahamas como seu 180.º parlamento-membro.
A União Inter-Parlamentar, fundada há mais de 130 anos como a primeira organização política multilateral do mundo, é composta por 179 parlamentos-membros nacionais e 14 órgãos parlamentares regionais.
Angola acolhe pela primeira vez o encontro, que, segundo Idalina Valente, contará com a presença do Presidente angolano, João Lourenço.
Lusa