Terça-feira, 26 de Agosto, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

UNITA recomenda os agentes eleitorais a evitarem excessos 

O presidente do grupo parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, recomendou hoje, segunda-feira, na Humpata, província da Huíla, os agentes eleitorais de seu partido a evitar excessos, para assegurar a integridade física e psicológica, no dia 24 do mês em curso.

Ao falar à imprensa, à margem de um encontro de consolidação da formação de agentes eleitorais, do município da Humpata, afirmou que muitas vezes acontecem incidentes, situações que podem levar à doença e outras condições impeditivas, daí que os mesmos devam ter mais cuidado e evitar problemas nesta fase.

“Os agentes devem estar com a sua integridade física assegurada, para que cumpram cabalmente a missão de defender, controlar e fiscalizar o processo eleitoral”, reforçou.

O coordenador do grupo de acompanhamento da UNITA à província da Huíla destacou que os agentes eleitorais, desde mandatários, assistentes permanentes e, sobretudo, os delegados de lista, têm um papel preponderante no apuramento da vontade do povo angolano.

O processo de consolidação da formação dos agentes eleitorais do partido teve início sábado último, e decorre até sexta-feira (12), com os formandos a receberem conhecimentos do processo de votação, entre os quais o apuramento, e outros aspectos técnicos.

A UNITA, na Huíla, conta com quatro mil 858 agentes eleitorais, entre efectivos e suplentes, para cobrir as duas mil 429 mesas de voto existentes na província.

A província da Huíla tem mil 457 assembleias de voto, e tem registados um milhão 235 mil 527 eleitores, nos seus 14 municípios, correspondendo a 8.6 por cento da população nacional votante.

×
×

Cart