Um aplicativo para a redução de enchentes nos Terminais de Pagamento Automáticos (ATM) foi lançado na terça-feira, pela empresa Interbancária de Serviços (EMIS), na 37ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA).
O referido programa electrónico, a ser implementado pelos bancos comerciais em finais de 2022, apresenta três linhas de terminais de pagamento baseado no sistema operativo Android, nomeadamente “TPA Express”, “Mini TPA (mPOS)” e o “TPA androide”.
O Presidente do Conselho Executivo (PCE) da EMIS, José de Matos, diz que a aplicação é uma evolução que permite fazer pagamentos por via de um telemóvel ou tablete.
“ A pessoa tem uma aplicação no telemóvel e o cliente não precisa de um equipamento TPA convencional, devendo fazer apenas pagamentos via eletrónica, sem necessidade de circulação de valor em mão”, asseverou.
De acordo com o responsável, a principal vantagem é que a pessoa não precisa ter um aparelho específico, que tem um custo com aluguer mensal, bastando instalar o TPA no seu telemóvel e sem custos adicionais.
De acordo com o mesmo, a EMIS tem cerca de 135 mil TPA instalados e 18 milhões de cartões.
“Em termos de segurança, estamos bem. As soluções são altamente seguras, desde que as pessoas preservem bem o código. Estas soluções serão disponibilizadas entre Setembro e Novembro e no primeiro trimestre de 2023”, adiantou.
A EMIS fez saber que o TPA Express é o primeiro produto desse programa a disponibilizar brevemente e que tem como objectivo tornar a aceitação de pagamentos mais ágil, rápido, fácil e acessível a qualquer comerciante, através da utilização de um dispositivo de comunicação movel, tablet/telemóvel, como um terminal de pagamentos, bastando instalar uma aplicação grátis.
Os pagamentos no TPA Express estarão disponíveis com aceitação via QR code – proporcionando uma mais-valia ao sistema de pagamentos angolano, promovendo a inclusão financeira de comerciantes.
Dados oficiais indicam que a EMIS iniciou o seu percurso na gestão do sistema de pagamentos em retalho, apresentando a marca de cartões Multicaixa, que atingiu mais de 6,5 milhões e cartões.
Os referidos cartões registam 500 milhões de operações, movimentando mais de 9.500 mil milhões de kwanzas por mês.
A 37ª edição a Feira Internacional de Luanda (Filda 2022), que congrega 629 expositores nacionais e estrangeiros, é promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP), em parceria com a empresa Eventos Arena.
Em 2021, a FILDA congregou mais de 300 expositores representados por 18 países e privilegiou o sector tecnológico, suporte do desenvolvimento do agronegócio e da indústria.
A primeira Feira Internacional de Luanda realizou-se em 1983, há 39 anos.
Angop