O Instituto Nacional de Estatística (INE), em parceria com o Banco Nacional de Angola (BNA), lançou, sexta-feira, o inquérito sobre literacia financeira (ILF), uma iniciativa que vai estender-se até 31 de Julho deste ano.
Segundo o INE, o inquérito está a ser conduzido por 160 agentes de campo previamente treinados e identificados, dentre os quais 24 supervisores de campo, 24 cartógrafos, 24 motoristas, 88 inquiridores distribuídos em 24 equipas para as 18 províncias.
O inquérito irá disponibilizar dados estatísticos para o desenvolvimento do observatório de inclusão financeira, que comporta o cálculo do índice de literacia financeira (INLF), índice de inclusão financeira (IIF) e a taxa de bancarização de Angola.
Com estes dados, o INE e o BNA passam a ter actualizado a base de dados sobre literacia financeira, o que vai contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de monitoramento do sistema financeiro do país.
“Construídos e acompanhados convenientemente os indicadores acima referidos, o monitoramento do progresso sobre o reforço da capacidade das instituições financeiras nacionais permitirá estimular e expandir o acesso da população aos produtos e serviços financeiros”, lê-se numa nota a que a ANGOP teve acesso.
Para o sucesso desta iniciativa, o Instituto Nacional de Estatística e o Banco Nacional de Angola apelam a participação de todos.
Em caso de dúvidas, o cidadão pode contactar a linha de apoio 949 928 084, ou enviar a sua mensagem para os seguintes endereços electrónicos ge***@in*.ao
Angop