O 1º de Agosto derrotou este sábado a Académica do Lobito, por 1-0, no Estádio do Buraco, em jogo da 16ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol “Girabola2021/22”.
As duas equipas entraram no jogo apostando no ataque, com clara intenção de marcar no primeiro tempo e ir para o intervalo em vantagem.
Porém, foi o 1 de Agosto que inaugurou o marcador aos 36 minutos, através do atacante Benarfa, resultado que permaneceu até ao intervalo.
Na segunda parte, com a intenção de empatar o jogo, o meio-campo da Académica tornou-se mais criativo, recorrendo muitas vezes à jogadas ensaiadas, chegando a incomodar o sector defensivo dos “militares”.
Nos últimos 15 minutos a Académica remeteu o adversário à defesa e aos 46 minutos, Jô Vidal, do 1º de Agosto, foi expulso por jogada perigosa contra um oponente, depois de ter visto já o cartão amarelo.
O árbitro Nelson Silva, apesar de deixar passar alguns lances polémicos a favor da Académica, conseguiu segurar o jogo, mantendo a disciplina, sem qualquer influência no resultado. Nos minutos de desconto, mostrou igualmente o cartão vermelho ao técnico do 1º de Agosto, Sedan Vasiljevic, por entrar no campo reclamando o fim da partida.
Não obstante, o encontro decorrer à porta fechada, houve bastante público a apreciar, a partir da montanha adjacente à bancada principal do Estádio, puxando pela equipa da casa.
No final, o técnico da Académica, José Silvestre “Pelé”, afirmou que a sua equipa bateu-se bem, mas reconheceu que, em certos momentos, o 1º de Agosto foi superior.
Para ele, o sector defensivo e o atacante precisam de melhorias urgente, prometendo, para o efeito, intensificar o trabalho.
Por seu turno, o técnico adjunto do 1º de Agosto, Filipe NZanza, disse estar satisfeito por ter ganho o jogo, mas reconheceu ter sido “bastante difícil”.
“Sofremos muito nos últimos dez minutos porque a Académica queria ,no mínimo, empatar o jogo”, reiterou.
Na próxima jornada (décima sétima), a Académica vai enfrentar o Desportivo da Lunda Sul, enquanto que o 1º de Agosto recebe o Sporting de Benguela, em Luanda.
Angop