A selecção angolana sénior feminina de basquetebol qualificou-se, esta quarta-feira, para os quartos-de-final do Afrobasket2021, que decorre nos Camarões, ao vencer a sua congénere de Cabo Verde, por 82-65, em jogo referente aos oitavos-de-final.
O conjunto nacional vai defrontar nos “quartos”, quinta-feira, a selecção do Mali.
Apesar dos expressivos 17 pontos de diferença, as angolanas, cujo objectivo é melhorar o quinto lugar da edição anterior, experimentaram algumas dificuldades, sobretudo no segundo período, ganho pelas cabo-verdianas por 24-16.
Mercê da excelente eficácia no quarto inicial, durante o qual “vergou” a adversária com parcial de 28-7, à semelhança do jogo com Moçambique, o conjunto nacional esteve sempre à frente no placar e ao intervalo vencia por 44-31.
As bases Italee Lucas (17 pontos) e Rosa Gala, com 16, lideraram o grupo às ordens de Walter Costa, numa noite em que deram também grande contributo a extremo Whitney Miguel (11 pts), a extremo-poste Nadir Manuel e a poste Cristina Matiquite, ambas com 10 pontos.
As melhores marcadoras da partida foram as cabo-verdianas Jade Leitão e Joseana Vaz, com 20 e 18 pontos.
Resultados por parciais: 28-7, 16-24, 21-18 e 17-16.
Ainda hoje apuraram-se aos quartos-de-final as selecções do Egipto, Cote d’Ivoire e Moçambique, que suplantaram, respectivamente, as similares da Tunísia (85-36), Guiné (81-50) e Kenya (72-50).
Eis o cartaz dos “quartos”, a ter lugar quinta-feira:
Camarões-Egipto
Nigéria-Cote d’Ivoire
Senegal-Moçambique
ANGOLA-Mali.
As nigerianas detêm o título africano.
Angop