A seleção sénior masculina de basquetebol venceu, este sábado (28), a seleção da República Democrática do Congo (RDC), por 73-58, em jogo da última jornada do grupo A, apurando-se assim para os oitavos-de-final do Campeonato Africano Sénior Masculino de Basquetebol “Afrobasket 2021”, que decorre no Ruanda.
Nas duas rondas anteriores, os hendecapeões africanos consentiram derrotas diante de Cabo Verde (71-77) e do Ruanda (68-71).
Segundo o treinador Pep Clarós da seleção nacional, em declarações à imprensa, após ao jogo, disputado no pavilhão Arena de Kigali (Ruanda), a vitória deveu-se à atitude defensiva do colectivo. O grupo reagiu melhor do ponto de vista defensivo, apesar de ter sofrido muitos pontos.
“Nos jogos anteriores perdemos no fim porque a defesa não conseguiu corrigir pequenos detalhes que nesta partida estivemos bem. Mas eu quero mais destes jogadores e sei que é possível” disse.
Afirmou ter sido a ansiedade e falta de sorte em momentos cruciais os motivos das derrotas anteriores, além do facto de alguns jogadores fundamentais não estarem fisicamente bem.
Acrescentou não ter preferência por qualquer adversário nos oitavos-de-final porque o objectivo de Angola é ultrapassar todas as etapas com o esforço do colectivo e respeito aos adversários.
Com o triunfo, Angola qualifica-se aos oitavos-de-final onde defronta o Egipto.